quinta-feira, 28 de abril de 2011

Weg entre as 2 mil globais

Empresa aparece na lista das maiores empresas do mundo da revista “Forbes”

Argentina. México. China. Portugal. África do Sul. Índia. Brasil. Em cada um destes pontos do globo há uma fábrica da jaraguaense Weg, um dos maiores fabricantes mundiais de motores e equipamentos elétricos. A forte estratégia de internacionalização possibilitou que ela entrasse, pelo segundo ano seguido, no ranking das duas mil maiores empresas de capital aberto (com negócios em bolsa) do mundo da “Forbes”, uma das mais importantes revistas de negócios do mundo.

É o único grupo sediado no Norte do Estado que entrou na lista. E é uma das duas empresas catarineses na relação. A outra é a BRFoods, do segmento alimentício. O levantamento leva em conta o desemepenho conjunto de receita, lucros, ativos e valor de mercado.

A indústria jaraguaense é a 1.822ª no ranking mundial. Ela perdeu 174 posições em relação ao ano passado, quando ocupou a 1.648ª. Ela aparece com destaque nas maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, ocupando a 15° posição. A líder em sua área é a suíça ABB, que em Santa Catarina tem uma unidade industrial em Blumenau.

Outras cinco empresas com negócios no Norte do Estado aparecem na lista. A norte-americana Walmart, que tem supermercados e um atacado em Joinville, está em 18° no ranking. A luxemburguesa ArcelorMittal, que tem uma laminadora de aço em São Francisco do Sul, aparece em 90° lugar. A Saint-Gobain, da França e que está em 186° lugar, é uma das donas da fábrica de vidros da Cebrace, em Barra Velha. A Bunge, sediada na ilha de Bermuda, tem unidades em São Francisco do Sul e Joinville, é a 373ª. E a americana Whirlpool, que tem um grande parque industrial em Joinville, está em 730° no ranking.

As dez primeiras posições da lista da “Forbes” são divididas em grande parte por instituições financeiras e companhias petrolíferas. Quem lidera o ranking é o banco norte-americano JPMorgan Chase, seguido pelo britânico HSBC Holdings, em segundo lugar, e pela General Electric, em terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário