quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Coteminas quer fatia maior na Cedro

Operação prevê incorporação da Encorpar, que detém 29,02% do capital da empresa.

LEONARDO FRANCIA.

A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) pode aumentar sua participação no capital social da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira S/A. Se a operação for aprovada pelos acionistas da Coteminas, a empresa passará a deter, de forma indireta, 30,82% do capital total e votante da Cedro.

De acordo com o diretor de Relações com Investidores da Coteminas, João Batista da Cunha Bomfim, será proposta, em assembleia de acionistas ainda sem data marcada, a incorporação da Encorpar Investimentos Ltda, titular de ações representativas de 29,02% do capital social da Cedro. Caso a operação seja aprovada, a participação da companhia na Cedro, hoje, indiretamente, de 1,8% do capital total e votante, passará para 30,82% do capital total e votante.

A reportagem procurou o presidente da Cedro, Aguinaldo Diniz Filho, mas ele não comentou a notícia porque está fora do país. Em junho, porém, o executivo negou transações para o aumento da participação da Coteminas no capital social da Cedro, mediante afirmação do presidente da Coteminas, Josué Christiano Gomes da Silva, durante o "Congresso Brasileiro do Aço", em São Paulo, de que mantinha conversas com a Cedro para uma eventual cooperação entre as duas empresas.

Antes, em abril, a Coteminas, com quatro plantas em Montes Claros (Norte de Minas) e um centro de distribuição (CD) em construção em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já havia comunicado ao mercado o interesse em aumentar sua participação na Cedro para 30%.

A Cedro completou 140 anos de atividade em 2012. A empresa está sediada em Belo Horizonte e tem quatro fábricas no Estado - em Sete Lagoas e Caetanópolis, ambas na região Central, e em Pirapora, no Norte de Minas. A companhia mantém, ainda, dois centros de distribuição de produtos têxteis, um em Contagem (RMBH) e outro em Pirapora.

No comunicado enviado pela Coteminas ao mercado ontem, a empresa também informa que promoverá a reorganização societária da companhia, que ainda será submetida à aprovação dos acionistas. O objetivo dessa ação, afirma o texto, é simplificar e modernizar a estrutura societária, promover o aumento da liquidez das suas ações e dos papéis da Springs Global Participações S/A, bem como seu fortalecimento, com vistas à aceleração do projeto de expansão no mercado brasileiro e investimento em suas principais marcas.


Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário