quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ação milionária contra a Weg

Ministério Público do Trabalho pede R$ 50 milhões por danos morais


Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, em Santa Catarina, contra a Weg Equipamentos Elétricos, de Jaraguá do Sul. O valor da indenização por danos morais coletivos pedido na ação chega a R$ 50 milhões.

O motivo é a contaminação da água consumida por funcionários do parque fabril 2, na rua Waldemar Grubba, no fim de maio deste ano. Segundo os laudos da época, feitos pela Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), foram encontrados coliformes fecais na água que saía dos bebedouros da empresa.

De acordo com a ação, 750 funcionários teriam apresentado quadro de diarreia, náusea, vômito, cólicas intestinais e febre. Ninguém precisou ser internado. Segundo o Hospital Jaraguá, as pessoas eram medicadas e, quando necessário, ficavam em observação por algumas horas, mas todas eram liberadas no mesmo dia.

Na época, uma nota oficial da empresa questionou esse número, dizendo que 530 pessoas teriam sofrido do problema. A mesma nota diz que o que ocasionou o problema foi uma falha no sistema de distribuição de água.

Além da indenização por danos morais, os procuradores do trabalho Guilherme Kirtschig, Thiago Milanez Andraus e Geny Helena Fernandes Barroso, da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, cobram uma indenização por dano individual a cada um dos trabalhadores, vítimas da negligência.

O chefe de comunicação institucional do Grupo Weg, Caio Mandolesi, disse que a empresa ainda não tomou conhecimento da ação e que só vai se tomar alguma providência quando for notificada oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário