quarta-feira, 30 de março de 2011

Linha branca aguarda WEG para anunciar investimentos

Grupo pretende antecipar conclusão da fábrica de Linhares, prevista para 2013, para o final de 2012

22/03/2011 - 21h07 - Atualizado em 22/03/2011 - 21h07
A Gazeta


Fabricantes de componentes - os fornecedores, principalmente de eletrodomésticos, e os clientes - aguardam apenas a batida do martelo por parte da WEG Motores Elétricos com relação à antecipação da conclusão da fábrica de Linhares para o final de 2012 - a princípio estava marcada para o fim de 2013 -, e à inclusão de novos produtos à linha de produção, para anunciarem seus projetos para o Espírito Santo. A expectativa é de que a WEG, de olho num mercado interno bastante favorável, faça os anúncios ainda esta semana.

As conversas estão mais adiantadas com os fornecedores. Pelo menos três parceiros tradicionais da WEG devem anunciar chegada ao Estado nos próximos meses. São fabricantes de chicotes elétricos, tomadas e outros componentes. Eles vêm para dar suporte à unidade que, embora só deva ter seu primeiro módulo inaugurado em abril, já começou a produzir.

Os fabricantes de eletrodomésticos ainda aguardam o anúncio da antecipação da inauguração de todo o complexo, são quatro módulos, e das novidades na produção. Mesmo assim, algumas indústrias, caso da Wanke, já estão em contato com prefeituras do Norte capixaba.

Paulo Medina, secretário de Desenvolvimento de Linhares, afirma que as regiões Norte de Noroeste do Estado têm tudo para receberem uma grande quantidade fabricantes da chamada linha branca.

"A WEG é referência, além dos fornecedores, para onde ela vai ela atrai uma clientela que precisa de motores elétricos na fabricação de seus equipamentos. Tudo o que usa motor elétrico, casos de máquina de lavar, tanquinho, geladeira, pode vir para cá. Além da WEG, eles aproveitariam uma posição logística privilegiada do Estado. Estamos a menos de 1 mil quilômetros de todos os principais centros consumidores do país", assinalou.

Medina disse ainda que a intenção de Linhares e do governo do Estado é levar essas fábricas para todos os municípios do entorno. "A ideia é reduzir a migração de pessoas, por isso, queremos incentivar a ida dessas novas fábricas para municípios como Colatina, Jaguaré, São Mateus, Sooretama. Isso vai fomentar a economia de toda a região e Linhares não crescerá sozinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário