quarta-feira, 2 de março de 2011

Dez empresas são escolhidas para encontro de Dilma e Obama

Dez empresas brasileiras foram escolhidas para o encontro de cúpula entre a presidente Dilma Rousseff e seu colega dos EUA, Barack Obama.

São as seguintes as empresas: Aracruz, Camargo Corrêa, Coteminas, Cutrale, Embraer, Gerdau, Odebrecht, Stefanini, Vale e Votorantim.

O encontro dos CEOs dessas empresas com Dilma e Obama será em Brasília, no dia 19 deste mês, um sábado, na sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty.

Antes, os altos executivos brasileiros terão um encontro entre si, num jantar no dia 18. Estarão também presentes 10 executivos de empresas dos EUA, entre outras, Citibank, Coca-Cola, GM, Intel e Motorola.

Chama a atenção entre as empresas brasileiras a presença da Stefanini, que atua na área de TI (tecnologia da informação). É a menos conhecida entre as 10 convidadas.

A coordenação do grupo brasileiro está por conta da Coteminas, comandada por Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar.

Nas discussões preparatórias para o evento, ontem (1.mar.2011) em Brasília, diplomatas manifestaram preocupação com uma possível retórica anti-China que pode dominar o encontro.

A China é vista como a grande adversária comercial de empresas brasileiras e norte-americanas. Os diplomatas não querem que o encontro com os presidentes dos dois países se torne um muro de lamentações contra a concorrência asiática.

A expectativa é que os empresários divulguem acordos de cooperação e investimentos em ambos os países. Também deve haver algum anúncio do Eximbank (agência dos EUA que financia o comércio internacional) para incentivar o comércio bilateral.

Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário