sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lucro da Hering cresce 4,3% no 2º trimestre para R$ 88 milhões

POTENCIAIS IMPACTOS DA RECENTE VOLATILIDADE NO CENÁRIO MACROECONÔMICO

Lucro da Hering cresce 4,3% no 2º trimestre e resultado corrobora com expectativas de desaceleração do consumo no país.

O lucro líquido da Hering atingiu R$ 88,840 milhões no segundo trimestre deste ano, contra R$ 85,169 milhões no mesmo período de 2012, representando um crescimento de 4,3%.

A receita líquida da varejista saltou 13,8%, ao avançar de R$ 382,882 milhões para R$ 435,787 milhões na relação entre os dois períodos. O Ebitda ficou em R$ 116,656 milhões, crescimento de 6%, enquanto a margem Ebitda caiu 2 pontos percentuais, indo de 28,7% para 26,8%.

Vendas
As vendas brutas da Cia. Hering totalizaram R$ 521,2 milhões no trimestre com crescimento de dois dígitos nas marcas Hering, Hering Kids e PUC. As vendas totais da rede Hering Store apresenta-ram crescimento de 10,5% entre os meses de abril e junho de 2013, em decorrência da expansão da rede em 73 lojas desde o segundo trimestre do ano passado.

Entretanto, as vendas no conceito “mesmas lojas” apresentaram queda de 1,2%. A empresa explicou que após o dia das mães houve desaceleração de vendas, compensando o bom desempenho da rede apresentado na primeira metade do trimestre.

As vendas brutas da marca Hering apresentaram crescimento de 11,6%, com performance mais expressiva no conceito sell in (vendas para franquias e varejo multimarcas) para o canal de franquias principalmente devido a abertura de lojas.

Novas lojas
A companhia inaugurou 12 lojas Hering Kids no trimestre. As vendas brutas da marca apresentaram o maior crescimento dentre as marcas no trimestre (+36,0%), com destaque para o contínuo bom desempenho das lojas e as vendas para o canal de franquias.

Após um primeiro semestre de retomada no crescimento, a companhia inicia o segundo semestre avaliando os potenciais impactos da recente volatilidade no cenário macroeconômico, mas reiterou sua meta de abrir 77 lojas Hering Store e 30 lojas Hering Kids no ano.

Marcas
A marca PUC apresentou crescimento de 18,1% no período, a marca PUC apresentou em sua coleção de inverno peças feitas com algodão orgânico e, com foco no dia das mães, foram introduzidos conjuntos de pijamas coordenados para toda a família.

As vendas brutas da dzarm. apresentaram crescimento de 3,9%. A coleção de inverno apresentou elementos urbanos, utilizando cores frias e com tons neutros.

A operação de e-commerce da Cia. Hering engloba as quatro marcas (Hering, Hering Kids, PUC e dzarm.) e, assim como em trimestres recentes, apresentou o crescimento mais expressivo dentre todos os canais de distribuição da companhia (+43,6%), embora também impactada negativamente pelo enfraquecimento do consumo após o dia das mães.

Investimentos
De acordo com a companhia, em função dos investimentos feitos no canal e do lançamento da nova webstore houve significativo aumento no fluxo de visitantes da página e visando o contínuo desenvolvimento do canal, novos investimentos estão sendo feitos buscando aumento da conversão de acessos em compras.

Os investimentos totalizaram R$ 16,6 milhões no segundo trimestre, sendo a maior parte destinada à área industrial (R$ 8,5 milhões) e à infra-estrutura de tecnologia da informação (R$ 5,7 milhões) por conta do processo de extensão do SAP para outras atividades.

Segundo semestre
“No terceiro trimestre, a gente espera uma desaceleração nas vendas da companhia”, disse à Reuters o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da companhia, Frederico Oldani, acres-centando que o cenário não é de crise. Segundo ele, ainda é difícil mensurar como será o quarto trimestre.

Cerca de um terço do custo da Cia Hering sofre impacto do dólar. “É difícil falar qualquer coisa em relação ao câmbio porque ele está muito incerto. Essa volatilidade muito forte prejudica bastante o planejamento. Mas a gente não espera nenhum impacto muito grande no terceiro trimestre”, disse Oldani. “A gente está tentando monitorar o cenário ... para ver se precisa alguma mudança de rumo”, disse o executivo.

Aumento das margens
Em teleconferência de resultados a empresa mostrou alguns pontos favoráveis para os próximos meses, como a expectativa de aumento das margens, ao passo em que consegue melhorar o mix de vendas e elevar o preço das peças, em linha com a inflação, disse o analista Gustavo Serra, da Planner Corretora.

Os executivos da empresa enfatizaram também a intenção de tratar das marcas de forma individualizada, o que deve ajudar a pontencializar a eficiência das lojas. Com isso, a empresa demonstrou medidas que devem contribuir superar o cenário adverso do ano passado.

Com o objetivo de se preparar para mais uma jornada de crescimento, a companhia deu início a uma evolução em sua estrutura organizacional, substituindo a diretoria de Marketing por duas novas diretorias com foco em gestão de marcas, uma para a marca Hering e a outra para as marcas Hering Kids, PUC e dzarm. “A evolução na estrutura permitirá maior atenção e esforços direcionados ao desenvolvimento de todas nossas marcas além de abrir possibilidades de adicionar com sucesso mais marcas ao nosso atual portfolio”, disse a empresa em relatório.

Na marca Hering, continuaremos a explorar o potencial de crescimento da rede Hering Store bem como o aumento de penetração no canal varejo multimarcas. O plano de abertura de lojas está em estágio avançado e mantemos a expectativa de atingir 592 Hering Stores no fim de 2013.

Mercado traçava cenário ainda ruim
Antes da teleconferência, entretanto, o mercado traçava um cenário ainda ruim para a empresa no trimestre, confirmando as projeções anteriores e corroborando com as expectativas de desacelera-ção do consumo no país.

Em relatório, a Planner Corretora apontou que os resultados foram inferiores às expectativa, ressaltando a necessidade de adotar algumas medidas para melhorar o resultado ao longo do ano, como o maior investimento em marketing.

Por outro lado, os analistas Luiz Cesta e Paulo Prado, da Votorantim Corretora, ressaltaram que o resultado operacional ficou em linha com a expectativa, mas que o cenário difícil deve persistir. Um cenário mais pessimista para as margens da empresa foi mantido pela administração, devido às pressões da taxa de câmbio e à normalização de participação nos lucros.

A XP Investimentos, por sua vez, destacou que, se por um lado preocupa o nível de estocagem que os franqueados possam apresentar, por outro entende-se que o mercado já embutiu no atual preço das ações boa parte desse temor. “Ainda que o cenário possa levar à compressão de margem e rentabilidade, dado seu perfil operacional alavancado no crescimento baseado em franquias, a empresa continua sendo amplamente lucrativa com retorno acima da média”, aponta análise da instituição, destacando o endividamento baixo e o caixa bastante líquido da companhia.

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