quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PIB de Blumenau cresce, mas falta de rodovia duplicada trava salto econômico

Dados do IBGE apontam crescimento de 16% em 2010, em comparação ao ano anterior

A falta de uma rodovia duplicada, no caso a BR-470, pode ser o principal fator para que a cidade não consiga crescer ainda mais economicamente. É o que apontam especialistas ante o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros em 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a 2009, Blumenau perdeu duas posições no ranking nacional, passando de 60º para 62º. Apesar disso, houve um aumento de mais de 16% no PIB municipal de um ano para o outro, fechando 2010 com R$ 8,9 bilhões. A posição entre as cidades do Estado se manteve: Blumenau segue com o quarto maior PIB de Santa Catarina.

Economista do Instituto Furb, Nazareno Schmoeller diz que a cidade, sob uma análise fria dos números, teve um bom crescimento. Porém, estaríamos melhores se tivéssemos mais infraestrutura, como uma BR duplicada.

— O crescimento foi excelente, na comparação entre os anos, mas não temos força para competir com cidades que têm estradas duplicadas, como é o caso de Joinville e Itajaí, que têm à disposição a BR-101 — comenta.

Para o diretor executivo da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Charles Schwanke, a questão da infraestrutura é importante. Porém, ele ressalta também a educação como um dos quesitos para melhorar o desempenho da cidade frente aos indicadores.

Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário