quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Trabalhadores da WEG estão em greve

01/10/2012 - CAMPANHA SALARIAL.

Por: Michelly Cyrillo  (michelly@abcdmaior.com.br)

Metalúrgicos reivindicam reajuste de 8%; mobilização continua em empresas que não concederem o índice


 Os trabalhadores   da indústria de equipamentos elétricos Weg, em São Bernardo, estão de braços cruzados desde a última sexta-feira ( 28/09). O motivo é a falta de negociação com o  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre o reajuste salarial. Nesta segunda-feira ( 01/10) cerca de 75% dos filiados ao sindicato já conquistaram o reajuste de 8%.

A campanha salarial da categoria metalúrgica é unificada. A FEM (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos de São Paulo) negocia em nome de 14 sindicatos filiados à CUT ( Central Única do Trabalhador) num total de 249 mil trabalhadores.  Os metalúrgicos em campanha salarial filiados ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC são os grupos 2, 3, 8, 10, fundição e estamparia  que envolvem mais de 70 mil trabalhadores.  Os 35 mil trabalhadores das montadoras não participam da campanha este ano, porque em 2011 fecharam acordo válido por dois anos.

A pauta com as reivindicações foi entregue no final de junho, porém  apenas  em agosto os sindicatos patronais começaram as rodadas de negociação. As propostas da FEM são as cláusulas sociais como licença maternidade de 180 dias, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, seguro de vida e o reajuste salarial   de 8%. Apenas o grupo da fundição firmou o acordo. Já nos demais grupos o sindicato esta firmando compromissos de acordos individualmente em cada fábrica. Nesta segunda-feira cerca de 75% dos filiados já conquistaram o reajuste.

 “O grande mérito desses acordos é terem sido conquistados por meio da luta e mobilização dos metalúrgicos em empresas que não queriam aceitar os 8%. Elas tiveram de se submeter à pressão e contrariar os grupos patronais a que pertencem e que insistem em um reajuste abaixo da reivindicação dos trabalhadores”, afirma o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana. “A mobilização segue. Onde não for oferecido os 8%, os trabalhadores entrarão em greve até que a fábrica procure o Sindicato e proponha acordo, completa o dirigente.

Na última sexta-feira os 600 trabalhadores da Weg cruzaram os braços, a paralisação permaneceu nesta segunda-feira ( 01/10) e não há previsão para voltar ao trabalho. “ A expectativa é os dirigentes da fábricas negociarem com o sindicato.  A paralisação serve como um alerta para as menores. Quando uma empresa desse porte fica parada, as outras percebem a necessidade de negociar. As empresas do setor de máquinas, eletrônicos e similares são as que apresentam maior resistência às negociações” afirmou o vice presidente do sindicato, Rafael Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário