terça-feira, 29 de maio de 2012

Lucro da TEKA aumenta 182% no primeiro trimestre de 2012

Receita líquida da companhia cresce 16,3%. Investimento no varejo é um dos principais focos para os próximos meses.

Blumenau – A TEKA – Tecelagem Kuehnrich S/A (BMF&Bovespa: TEKA3, TEKA4), uma das maiores empresas do setor de cama, mesa e banho da América Latina, registrou no primeiro trimestre deste ano R$ 40,6 milhões de lucro líquido, um aumento de 182% em relação a igual período de 2011. Na mesma base de comparação, o EBITA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) apresentou crescimento de 155,2%, atingindo R$ 5,5 milhões nos acumulado dos primeiros três meses de 2012.

A receita líquida apurada pela companhia foi de R$ 65,9 milhões, um incremento de 16,3% sobre o primeiro trimestre do ano passado. A receita bruta aumentou 15,7%, para R$ 85,5 milhões, e o faturamento no mercado interno ficou em R$ 82,6 milhões, representando 93% do faturamento total da empresa.

“A evolução dos resultados da TEKA decorre, sobretudo, da normalização do custo do algodão e da efetivação do repasse nos preços dos produtos, associados a ações de reduções de custos e despesas financeiras em geral”, afirma Marcello Stewers, vice-presidente da companhia. Para os próximos meses, a TEKA tem o objetivo de colocar em prática as ações previstas no plano de negócios encomendado à KPMG (que será anunciado na segunda quinzena de maio). Uma das principais estratégias foi segmentar a atuação da companhia por meio de Unidades de Negócios, visando maior otimização, com foco nas marcas, produtos e novos canais, para gerar crescimento em vendas.

A partir do segundo semestre de 2012, a TEKA planeja inaugurar uma loja piloto no Shopping Park Europeu, em Blumenau (SC). “O investimento no varejo faz parte do novo foco da empresa, que deve implantar outros pontos de venda em diversas capitais brasileiras”, destaca Stewers. A expectativa da companhia é operar com lojas próprias e franqueadas.

A TEKA também está estudando a conversão de suas ações preferenciais em ordinárias ainda neste ano. O plano é um complemento às medidas operacionais e financeiras adotadas para sustentar o crescimento da companhia e para reformular as diretrizes do programa de Relações com Investidores, em linha com as melhores práticas de Governança Corporativa.

TEKA - Fundada em 1926, a TEKA é uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina. Com atuação em todo o Brasil, a marca está entre as mais tradicionais do setor têxtil e prioriza a excelência de seus produtos e serviços como forma de fidelizar os clientes e criar valor aos acionistas. A companhia, que conta com cerca de 3500 colaboradores, possui um dos parques fabris mais modernos da América Latina, com quatro unidades localizadas nos municípios de Blumenau e Indaial, em Santa Catarina, e Arthur Nogueira e Itapira, em São Paulo, além de um centro de distribuição em Sumaré (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário