domingo, 16 de março de 2014

PPR da Hering

Todos os dias somos forçados a encarar condições precárias de trabalho, refeitórios sem higiene, esforços repetitivos e em péssimas condições ergonômicas, pondo nossa saúde e vida em risco. Isso acontece para garantir o lucro dos patrões. No caso da Hering, em 2013 o faturamento subiu 12,6% obtendo R$ 318 milhões de lucro líquido.

Como se isso já não fosse muito, a Hering e o sindicato armaram uma armadilha para nós operários na negociação do PPR. A forma como foi escolhida a comissão representante dos trabalhadores foi completamente errada e antidemocrática, tanto que não negociou nada



A empresa empurrou goela abaixo a forma como seria eleita a comissão e como funcionariam as regras do novo PPR. O sindicato não preparou a categoria para enfrentar esse ataque dos patrões. Não se deram nem mesmo ao capricho de entregar um jornal, explicando o que estaria por vir. Deixou a categoria refém da empresa.

A eleição não teve a participação de todos trabalhadores e não houve um tempo mínimo de campanha, os eleitos não têm estabilidade, comprometendo sua segurança, e voz ativa nas reuniões.

O resultado final foi a vergonhosa divulgação e um PPR ZERO, o que não convenceu ninguém! A própria diretoria do SINTRAFITE espalhou um panfleto tentando explicar o inexplicável, e se contradizendo de forma vergonhosa: chegaram a dizer que assinaram um documento que eles não concordavam!!!!!! Ora, se não concordaram com o que estava escrito no documento, então não assina!!!!!!

Mais uma vez nós chegamos a mesma conclusão: precisamos nos organizar e ganharmos o SINTRAFITE para uma postura de luta, de combate aos patrões! Venha para o nosso grupo LINHA OPERÁRIA!

3 comentários:

  1. PPR decente só com muita luta. Se o sindicato tá do lado do patrão, o peão vai construir a oposição! Força na luta!

    ResponderExcluir
  2. A Hering é uma empresa tradicional de Blumenau, mas o desrespeito aos trabalhadores também é algo tradicional. Para reduzir custos a Hering decidiu adotar um modelo que coloca esse desrespeito ao trabalhador e a economia nacional em evidencia já que 25% dos seus produtos vêm da China país onde reina a escravidão. Outros 45% dos produtos são feitos em empresas terceirizadas o que retira grande parte de benefícios dos trabalhadores já que este produto é confeccionado por pequenas facções e com esta distribuição a Hering deixa de pagar grandes tributos.
    Esta atitude do SINTRAFITE não surpreende, pois a diretoria do SINTRAFITE acha que o sindicato é sua propriedade e não pode ser tocado, não defende os trabalhadores neste casso do PPR e se feita uma critica gera uma reação descontrolada como a tentativa de agressão a militantes da CSP-CONLUTAS (http://linhaoperaria.blogspot.com.br/2012/07/dirigentes-do-sindicato-textil-de.html).
    Outra mostra de preocupação com os trabalhadores é nem ler o documento qual assinam, o PSOL esta junto com a CSP-CONLUTAS e o PSTU para construir uma diretoria que tenha compromisso com os trabalhadores.

    ResponderExcluir