terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Consequências da campanha salarial

2014 mal começou e já podemos sentir as consequências desastrosas de uma campanha salarial desfavorável para os trabalhadores têxteis em Blumenau. Desfavorável em todos os sentidos, por exemplo:

a) Rotatividade: trabalhadores estão pedindo demissão algumas empresas do setor têxteis e do vestuário. E ainda, as empresas demitiram muitos funcionários com mais tempo de casa e portanto salário maior no final do ano passado (em dezembro, todos os setores econômicos tiveram mais demissões que contratações, segundo dados do CAGED) e estão recontratando. Com tanta rotatividade, mesmo assim as empresas estão tendo dificuldade para contratarem, pois muitos trabalhadores não estão se sujeitando a trabalhar por um piso de R$940,00. Está se tornando comum ouvir nas emissoras de rádios e jornais de Blumenau e região empresas pedindo ou chamando trabalhadores! Também faixas e cartazes fazem estas chamadas aos trabalhadores. São poucas as exceções de empresas do setor de cama, mesa e banho que não estão contratando.

b) Inflação: existem aqueles mais otimistas que comemoram este "pleno emprego", mas a realidade é bem outra! Basta olharmos o reajustes das tarifas publicas (água, IPTU, lixo, saneamento básico, combustível) e a comida, que estão sendo reajustados bem acima dos salários dos trabalhadores têxteis. E ainda temos que considerar que a inflação divulgada pelo governo Dilma é também manipulada, e deixando os salários ainda mais achatados a cada ano.

Enfim, agora fica claro o quanto fomos lesados pelos patrões (que foram ajudados pela diretoria do SINTRAFITE) no acordo salarial de 2013. Temos que mudar isso em 2014!




Dados sobre a inflação de dezembro em Blumenau: www.furb.br/ips/ip/Boletins_2013/dezembro13/detalhes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário