quinta-feira, 2 de maio de 2013

Almeida Junior recompra 50% do grupo e encerra parceria com a gigante Westfield

O grupo brasileiro Almeida Junior, proprietário e administrador de shopping centers, anuncia que acaba de recomprar do grupo australiano Westfield  seus 50% de participação na Westfield Almeida Junior, empresa formada pela joint- venture entre os dois grupos em agosto de 2011. Com a transação, Almeida Junior voltará a ser proprietária de 100% da empresa e volta a denominar-se Almeida Junior.

As negociações sobre a cisão começaram no final do ano passado e o motivo é a diferença de estratégia. Enquanto a Almeida Junior tem como foco atuar em cidades grandes e médias, o grupo multinacional decidiu investir somente em shopping centers gigantes, denominados no mercado mundial de Iconics Malls. Segundo executivos da Westfield, apesar do fim da sociedade, o grupo vai continuar buscando oportunidades de investimentos no Brasil.

Fundada em Santa Catarina e com sede em São Paulo, a companhia é o maior grupo regional de shopping centers no Brasil e é líder em Santa Catarina, com cinco shoppings: Continente Park, em São José; Neumarkt e Norte Shopping, em Blumenau; Balneário Camboriú Shopping e Joinville Garten Shopping. Juntos, esses empreendimentos respondem por 58% do mercado catarinense do segmento, somam 1,1 mil lojas e 184 mil metros quadrados de área bruta locável em um mercado catarinense onde a renda soma mais de R$ 80 bilhões. O mercado catarinense conta com uma das melhores rendas do país, por isso o valor médio das compras nos estabelecimentos do grupo supera R$ 200, equivalente ao registrado nas maiores cidades do país.

O presidente e fundador da empresa, Jaimes Almeida Junior, considera que a joint-venture trouxe uma experiência global importante para a empresa. "Nestes 20 meses tivemos a oportunidade de vivenciar e compartilhar de práticas internacionais do mercado de shopping centers. Foi uma experiência muito rica e que certamente se perpetuará em nossos empreendimentos", afirma.

Steven Lowy, Co-CEO da Westfield, diz: “Apesar de termos decidido vender nossa participação na Westfield Almeida Junior, aprendemos muito sobre o ramo de shopping centers no Brasil através da joint-venture e continuaremos de modo independente a analisar oportunidades na região, na linha de nossa estratégia global de operação”. A Almeida Junior foi assessorada pela Rothschild, Bradesco BBI e Mattos Filho Advogados.

Planos
Daqui em diante, o objetivo do grupo Almeida Júnior é investir R$ 400 milhões em dois anos e lançar cinco shoppings em cinco anos. Além disso, um projeto gaúcho deve sair do papel ainda em 2013.


Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário