sábado, 24 de janeiro de 2015

Blumenau reduz geração de vagas de emprego em 2014

Foto: Artur Moser / Agencia RBS
Dados do Caged mostram também que quase 5 mil vagas foram fechadas na cidade em dezembro.

Blumenau amargou o pior resultado dos últimos 10 anos na geração de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o município fechou 2014 com um saldo de 490 vagas criadas. É o segundo pior resultado entre as 10 maiores cidades catarinenses, à frente apenas de Jaraguá do Sul, que teve saldo de 330 vagas criadas. Em relação à 2013, a geração de empregos em Blumenau caiu 81%.


Além do desempenho anual, o mês de dezembro por si só foi amargo para o município: 4.974 vagas foram fechadas. A performance negativa ocorreu principalmente devido às demissões da indústria de transformação, que contratou 538 pessoas e demitiu 2.711 em dezembro, e na administração pública, que fez 1.593 desligamentos no mês passado — principalmente devido aos encerramentos de contrato com ACTs da prefeitura e do Estado.

Confira o gráfico abaixo:



Geração de empregos deve continuar desacelerada
O economista e professor da Furb Nazareno Schmoeller acredita que os resultados servem para que a região soe o alerta e comece a debater alternativas para manter a economia aquecida. Ele acredita que o ritmo econômico do país e do mundo no último ano contribuiu para a redução na oferta de empregos.

— No ano passado a Copa, as eleições e alguns outros fatores acabaram gerando esse cenário que dá um sinal de alerta. Embora estejamos em uma situação de pleno emprego, precisamos nos preocupar — avaliou o especialista.

De acordo com o especialista, as cerca de 600 demissões na Sulfabril em dezembro, somadas aos desligamentos dos professores da rede pública de ensino, comuns nesta época, contribuíram para que o mês de dezembro fechasse com um saldo negativo de quase cinco mil vagas. A queda na oferta de emprego surpreendeu até mesmo o professor, que aguardava o encerramento do ano com saldo positivo de duas mil vagas. Para 2015, o cenário deve continuar difícil, segundo ele:

— A expectativa para este ano não é das melhores. Com o Governo aumentando tributos e juros, acaba gerando uma expectativa ruim no país.

A supervisora do posto do Sine em Blumenau, Sandra Regina Schatz, avalia que Blumenau é considerada durante todo o ano como geradora de emprego e a queda na geração de postos de trabalho seria uma retração geral no país.

— A cidade já vinha apresentando quedas durante o ano, o que aumentou com a reestruturação e falência de empresas, gerando demissões em massa — disse a analista.

JORNAL DE SANTA CATARINA

LEIA MAIS:
Joinville lidera ranking de empregos em Santa Catarina
Itajaí é a segunda cidade em geração de empregos em Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário